dra. solange teixeira
dra. ligia kogos
dra. ruth bier
dr. b. landal
 
início página

Parecer da Dra. Solange Pistori Teixeira
Médica Dermatologista

Médica Colaboradora do Depto. de Dermatologia da UNIFESP - EPM.
Médica Colaboradora da UNICCO (Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia) do Depto. de Dermatologia da UNIFESP - EPM.

AUTOBRONZEADORES

O desejo de uma pele dourada faz com que as pessoas se exponham ao sol em excesso para estar na moda: “Pele bonita é pele bronzeada". O resultado é a exposição demasiada, mesmo que signifique caminhar no sentido do fotoenvelhecimento e do câncer de pele.

Os raios UVA e UVB emitidos pelo sol penetram na pele, danificando de forma progressiva e cumulativa o DNA das células. O fotoenvelhecimento se manifesta através de manchas escuras, claras ou avermelhadas, pele seca, espessa e com rugas, dando à pessoa a aparência de mais idade do que ela realmente tem. Basta comparar numa pessoa que se expôs muito ao sol, uma área descoberta com outra coberta para tomar consciência do que a exposição demasiada ao sol faz com a pele, sem levar em conta o câncer de pele, cuja incidência além de aumentar tem ocorrido em faixas etárias cada vez mais baixas.

O bronzeamento artificial em câmaras de bronzear não é seguro. 15 a 30 minutos deste bronzeamento artificial correspondem à exposição solar recebida durante um dia inteiro na praia. Vários trabalhos científicos publicados alertam para o risco de um fotoenvelhecimento acelerado com aumento da probabilidade de câncer de pele.

A concepção de bronzeamento sem sol foi introduzida em 1960. Em 1973 foi aprovada pelo FDA para uso em cosméticos. Desde então o entendimento desse conceito vem se aprimorando e se expandindo. Hoje o bronzeamento profissional oferece fórmulas autobronzeantes superiores e modernos sistemas de aplicação, como o Instant Bronze®, que proporciona um “bronzeamento sem sol” uniforme, rápido e prático.

A substância mais utilizada nos autobronzeantes é a DHA (di-hidroxi-acetona ­CH2HOCOCH2OH), um pó incolor, higroscópico e cristalino, um açúcar simples de três carbonos. A mais usada pela indústria farmacêutica é obtida pela fermentação do glicerol pela ação da bactéria Gluconobacter oxydans.

A DHA atua sobre o estrato córneo da pele, ou seja, as camadas mais superficiais da pele, através da reação de Maillard. Para quem quer uma explicação técnica esta reação provoca o aparecimento de um produto castanho, conhecido como melanoidina, entre o grupo amino da queratina da pele e o grupamento hidroxila da di-hidroxi-acetona.

Esta pigmentação sai gradativamente, com a descamação e a renovação da pele. Ela tem boa durabilidade e depois de instalada não é removida subitamente com mergulhos no mar, em rio ou na piscina, não sai com o banho nem com a transpiração. Contudo, se a pele sofrer queimadura e descascar, evidentemente o bronzeado está perdido.

A DHA não interfere nos banhos de sol nem aumenta a resistência ao sol. Quem for se expor deve aplicar um protetor solar adequado à pele, usar óculos de sol e chapéu. O risco de reações alérgicas é próximo de zero e como a DHA não é tóxica, pode ser usada durante meses, sem interrupção.

A DHA pode causar dois problemas: o ressecamento da pele, e se aplicada de forma irregular resultar num bronzeado manchado.

Em virtude disto a indústria farmacêutica desenvolveu a eritrulose, um ceto-açúcar natural que também reage com os grupamentos amino primário e secundário e não apresenta os inconvenientes da DHA, mas não bronzeia tanto. Novas fórmulas combinam as vantagens dos dois produtos, para dar um bronzeado mais homogêneo, mais duradouro e isento de manchas, com menor ressecamento da pele.

Além do aperfeiçoamento dos produtos, houve também uma grande evolução na técnica de aplicação com o advento do chamado "airbrush tanning", que é o utilizado pelo Instant Bronze®. Através de moderna tecnologia, o produto é aplicado na pele utilizando um aerógrafo e ar comprimido. O ar sob pressão é expelido através de um aerógrafo conectado ao recipiente com o produto químico. O fino "spray" ejetado deposita micro partículas da solução sobre a superfície da pele. O princípio ativo está misturado com uma solução colorida chamada "bronzeador externo", que dá cor no local quando nebulizada sobre a pele, orientando a aplicação da DHA.
A intensidade do bronzeado depende da concentração da DHA - quanto mais DHA mais escuro é o bronzeado. Quanto mais puro o DHA, melhor a fórmula, menor sua concentração, melhor o pH, oferecendo bronzeamento mais rápido, eficiente e de melhor qualidade.
O sistema de bronzeamento Instant Bronze® utiliza solução importada, de alta tecnologia e que permite secagem mais rápida, bronzeamento mais uniforme e de melhor qualidade com menor ressecamento da pele. Isto proporciona a vantagem da textura macia e aveludada, o que não ocorre com os auto-bronzeadores de uso doméstico, além de permitir uma distribuição cutânea uniforme do produto. A tonalidade bronzeada permanece aproximadamente por 7 a 10 dias, dependendo do tipo de pele e da hidratação.

Estes sistemas de bronzeamento sem sol são métodos seguros para simular a aparência de um bronzeado naturalmente adquirido, porém saudável e duradouro se aplicado de maneira constante, sem os riscos da fotoexposição. São também benéficos para pacientes que não podem ser expostos ao sol, agindo como complemento terapêutico em erupções polimorfas à luz e como camuflagem para portadores de vitiligo.

Dra. Solange Pistori Teixeira
Dermatologista - CRM: 42.564
Clinderm - São Paulo.
Especialista em Dermatologia - EPM - UNIFESP.
Pós-graduação em Dermatologia - EPM - UNIFESP.
Mestre em Dermatologia - EPM - UNIFESP.
Médica Colaboradora do Depto. de Dermatologia da UNIFESP - EPM.
Médica Colaboradora da UNICCO (Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia) do Depto. de Dermatologia da UNIFESP - EPM.
AAD (American Academy of Dermatology - Non Resident Fellow).
AMSP (Academia de Medicina de São Paulo - Membro Titular).
CILAD (Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia - Membro Titular).
GBM (Grupo Brasileiro de Melanoma - Membro Titular).
IACD (Intemational Academy ofCosmetic Dermatology - Active Member).
SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica - Membro Titular).
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia - Membro Titular).
SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Membro Titular).
SBML (Sociedade Brasileira de Medicina a Laser - Membro Titular).

 

 

Parecer da Dra. Ligia Kogos
Médica Dermatologista

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética

AUTOBRONZEAMENTO SPRAY

Pele bronzeada expressa a idéia de alguém belo, saudável, dinâmico, o que é sem duvida atraente! No entanto sabemos que os raios Ultravioleta aceleram o envelhecimento da pele, causam manchas e rugas e até câncer. Ao lado disso, há o fato de que em certas regiões e para certas pessoas é praticamente impossível obter bronzeado, por falta de sol, de tempo de disponibilidade.

Porisso surgiu a necessidade de desenvolver meios que pudessem provocar o bronzeado fácil e sem riscos. Ainda mais nos meses mais frios, quando os banhos de sol são cada vez mais raros... As loções autobronzeadoras, já há muito tempo no mercado tem resultados bons, porém esbarram muitas vezes em dificuldades como a pessoa se aplicar sozinha, de maneira irregular, a preguiça natural de aplicar produtos, o desconforto em atingir partes do corpo mais inacessíveis como a s costas, etc.

O sistema chamado de Air brushing tanning (como o do Instant Bronze®) traz as facilidades e a praticidade de se poder ir rapidamente a um estabelecimento, em poucos minutos tirar a roupa em uma cabine e tomar uma nuvem nebulizada de substancias autobronzeadoras. Os aparelhos são como sprays potentes que aplicam de maneira regular, uniforme e eficientes, tornando possível um bronzeado rápido sem riscos.

A principal substancia bronzeadora é o DHA (dihidroxiacetona). Esta nada tem a ver com acetona comum. É inócua, não prejudicial, não tóxica. Tem a capacidade de reagir com proteínas da pele provocando a formação dos "melanóides", polímeros castanhos-dourados, que ficam nas camadas superficiais da pele, dando o almejado tom bronzeado. Essas substancias ficam aderidas às proteínas da pele e não saem com lavagens, apenas vão se esmaecendo naturalmente com a renovação natural da epiderme, durando cerca de 10 dias. Cabe portanto ressaltar: não se trata de produtos coloridos ou maquilagem e sim tornar a pele escurecida por outros compostos que não a melanina (pigmento natural que se forma com a exposição solar)

O autobronzeado é uma alternativa bonita e segura para o bronzeado verdadeiro, já que o autobronzeado mantém a pele fresca, saudável, sem ressecamento. Apenas a duração e a uniformidade não são as mesmas, mas em compensação a textura da pele fica preservada.

Alguém, pode tomar uma sessão de Instant Bronze® cada 10-15 dias e assim manter o tom desejado.

As regiões de pele muito grossa podem ficar mais escuras, como os joelhos, cotovelos, palmas das mãos. Quem estiver com essas regiões ásperas pode tomar cuidado especial para limpar o produto nessas áreas. O uso de hidratantes com uréia e lixas ou esponjas levemente abrasivas, pedra pomes pode afinar previamente essas regiões diminuindo a probabilidade de variações grandes no tom.

As peles douradas, amareladas , que se bronzeiam com certa facilidade e também as que estão levemente bronzeadas são as que apresentam os melhores resultados com o Instant Bronze®. Já as peles muito claras, rosadas, das pessoas muito louras ou ruivas, podem descamar mais visivelmente. Para atingir melhores resultados, essas pessoas devem complementar as sessões de spray com uso de autobronzeadores em cremes, alguns dias por semana.

Ligia Kogos
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileitra de Dermatologia
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética

 

 

Parecer da Dra. Ruth Bier

INSTANT BRONZE: SUCESSO NOS EUA CHEGA
AO ESTADO COM EXCLUSIVIDADE NA RB DERMATOLÓGIKA

Na nossa cultura pele bronzeada é sinônimo de saúde, beleza e juventude. Porém a radiação solar, cada vez mais agressiva devido à diminuição da camada de ozônio da atmosfera, é uma das principais responsáveis pelo aumento do câncer de maior incidência no Brasil, o câncer de pele. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgiram cerca de 82 mil 155 novos casos no país em 2003. "O sol em excesso com ou sem proteção é responsável pelo aparecimento de câncer de pele, provocando também alterações cumulativas na pele, o processo conhecido como fotoenvelhecimento. Estas alterações se traduzem pelo aparecimento de rugas, manchas, flacidez, aspereza, vasos dilatados e lesões pré-câncer de pele. Com cerca de 25 anos, a pessoa já apresenta marcas microscópicas de um desgaste intenso", adverte a dermatologista Ruth Bier.

Atenta a esses fatos que têm preocupado dermatologistas do mundo inteiro, a indústria cosmetológica criou uma nova geração de autobronzeadores. A grande novidade no mercado internacional, sucesso absoluto nos Estados Unidos, e que chega ao Rio Grande do Sul com exclusividade, é o sistema de autobronzeamento Instant Bronze®. O produto, aprovado pelo FDA (Food and Drugs Administration), proporciona uma cor natural e duradoura em uma única sessão e é ideal para quem quer manter a cor bronzeada o ano todo.

O Instant Bronze® tem em sua formulação altas concentrações da substância dihidroxiacetona (DHA). "A DHA é um princípio ativo seguro, não tóxico e sem qualquer tipo de efeito colateral. Não há problemas em utilizá-la por longos períodos", explica Ruth Bier e ressalta que a dihidroxiacetona também pode ser indicada em outras alterações cutâneas. "Pesquisas recentes realizadas na Alemanha comprovaram que a DHA promove um efeito camuflador com ótimos resultados em casos de vitiligo e lesões hipopigmentadas. Ainda do ponto de vista médico, os autobronzeadores geram benefícios para os portadores de doenças como lúpus , erupção polimorfa solar e outras dermatoses fotorelacionadas", acrescenta a dermatologista.

Não há indicações entretanto para casos de Psoríase.

 

COMO É FEITA A APLICAÇÃO DO SISTEMA INSTANT BRONZE?

O Instant Bronze® é aplicado com aerógrafo, o que garante uma distribuição uniforme do produto na pele e uma tonalização imediata. A aplicação é feita em clínica dermatológica especializada e dura cerca de 55 minutos (20 minutos para a secagem).


VANTAGENS DO SISTEMA SOBRE OS AUTOBRONZEADORES COMUNS:

  • Antialérgico
  • Uma única sessão é o suficiente para deixar a pele bronzeada
  • A duração do bronzeado é de 7 à 12 dias

O sistema de autobronzeamento Instant Bronze® é uma exclusividade da RB Dermatológika no Rio Grande do Sul. O diferencial do sistema está no fato de que é uma técnica artesanal de aplicação feita por uma esteticista, sob supervisão da médica dermatologista Ruth Bier, o que confere um resultado  personalizado ao cliente. O Instant Bronze® é aplicado de forma manual com um aerógrafo. Além disso, há a possibilidade de serem criadas nuances de cor na pele do cliente, isso resulta numa tonalidade mais natural ao bronzeado. Ou seja, um bronzeado natural é aquele em que há contrastes sutis de tons, por exemplo, a face interna dos braços e pescoço tendem a ser mais claras. Por outro lado, evita-se que fiquem mais escuras as áreas de pele mais grossas como pés, mãos, cotovelos e joelhos o que, via de regra, acontece com o uso de autobronzeadores de uso pessoal, ou através de cabine.

 

CURRICULUM VITAE (RESUMIDO)
A médica dermatologista Ruth Bier é formada pela faculdade de Medicina da UFRGS (1972); Especialista e Mestre em Nefrologia-UFRGS (1984); Pósgraduada em Dermatologia - UFRGS - Santa Casa Porto Alegre (1994-1995). Atualmente faz Pós-Graduação em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

RB Dermatológika
Rua Mariante , 284 cj . 403 - Rio Branco – Porto Alegre / RS cep 90430-180

Dr. Ruth Bier - ( Cremers 5724) – Fones: (51) 3395.4960 / 99817546 / 99652595

 

 

Parecer do Dr. Bernardino Landal Nadalim
Cirurgião Plástico

"Adquirimos em nossa clínica, desde janeiro, o procedimento de bronzeamento Instant Bronze® produto este que vem agradando plenamente nossos clientes e pacientes.

Adotamos Instant Bronze® tanto para o bronzeamento estético, como para bronzeamento corretivo, onde fazemos o procedimento concomitivamente em peelings profundos, plásticas de rosto, bioplastia e outros procedimentos que impedem nossos pacientes de se expor ao sol.

Com o Instant Bronze®, esse paciente pode manter-se bronzeado sem correr riscos de manchas na pele, além de não se expor aos raios nocivos solares.

Pacientes portadores de Vitiligo, lesões hipopigmentares, lupos e outras dermatoses fotorelacionadas beneficiam-se do efeito "camuflador" de Instant Bronze®, proporcionando melhor aspecto físico e consequentemente trazendo benefícios emocionais e psicológicos .

O principio ativo base de Instant Bronze®, DHA (dihidroxiacetona), foi cuidadosamente estudado e aprovado pela FDA (food and drugs Administration - USA), sendo completamente atóxico, antialérgico e proporcionando uma cor natural e duradoura.

Em nossa cultura, pele bronzeada sempre foi sinal de saúde onde Instant Bronze® proporciona a nossos pacientes "saúde" o ano inteiro."

Dr. Bernardino Landal Nadalim
Cirurgião Plástico – CRM: 42.513
One Day Clinic Cirurgia Plástica e Estética
Campinas - SP

 

 
© 2004 Instant Bronze Brasil - São Paulo - (11) 3061-2531
Todos Direitos Reservados - Última atualização: 07.07.2007
voltar à homepage